Notícias

Governo do Estado participa do lançamento do Lócus de Inovação do Centro Acadêmico do Agreste

Na tarde desta terça-feira (19), a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), Fernandha Batista, participou do lançamento do primeiro Lócus de Inovação “Integração entre Tecnologias Sociais e Agricultura de Sequeiro para Racionalização do Uso da Água”, realizado no Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Caruaru. Estiveram presentes no evento os reitores da UFPE, Alfredo Gomes; da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), Airon Aparecido Silva de Melo; e a presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Suzana Montenegro.
 
Na ocasião, foi assinado um protocolo de intenções entre o Governo de Pernambuco, por meio da Apac, e a Universidade para o lançamento do Lócus de Inovação, que é uma política pública que visa estimular e apoiar a criação de ambientes de inovação em todo o Estado. A parceria foi realizada por meio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) e do Observatório Nacional da Dinâmica da Água e de Carbono no Bioma Caatinga (ONDACBC).
 
WhatsApp Image 2022 07 19 at 21.53.27
 
Em sua apresentação, Fernandha falou da experiência do Governo de Pernambuco no apoio técnico ao modelo de gestão do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar). A secretária enfatizou a importância do incentivo às ações de pesquisa e inovação científica como ferramenta para solucionar desafios enfrentados pela população pernambucana, como no caso da escassez hídrica. “A ciência tem potencial para ajudar cada vez mais na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Iniciativas que envolvem a cooperação entre universidades, Governo e empresas têm papel fundamental na busca de estratégias e soluções para levar água para todas as regiões do Estado. Para nós que fazemos a Seinfra é motivo de muito orgulho cada parceria firmada nesse sentido”, destaca a secretária.
 
O Lócus de Inovação do Centro Acadêmico do Agreste é credenciado pela Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e terá programa coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). A ação visa potencializar a vocação do CAA em gerar pesquisa e inovação para o semiárido e o fomento da transferência de tecnologia desenvolvida na Universidade. Além disso, pretende também aumentar a integração entre a UFPE e os setores produtivos.