Notícias

Restauração da PE-109 começa em junho

A restauração inclui recomposição de base, restauração do asfalto, e recuperação do sistema de drenagem e das sinalizações da estrada

A secretaria de Transportes, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), finalizou o processo licitatório para definição da empresa responsável pela restauração total dos 18 km da rodovia PE-109, a empresa vencedora aguarda o agendamento da data para a assinatura da ordem de serviço, e em seguida, começar os trabalhos, previsto para iniciar em junho. A obra tem prazo de conclusão de 150 dias, a um custo estimado de R$ 7,9 milhões, conforme previsto no Plano de Infraestrutura Rodoviária Caminhos da Integração.

A PE-109 está localizada no Agreste e será totalmente restaurada no trecho que vai do entroncamento com a PE-103 em Bonito, no Agreste do Estado, ao entroncamento com a PE-120 Formigueiro – no município de São Joaquim do Monte também no Agreste. O conjunto de obras inclui os serviços de recomposição de base, restauração do asfalto, recuperação do sistema de drenagem e das sinalizações horizontal e vertical.

Uma vez que o tempo de vida útil do pavimento desta via está ultrapassado, faz-se necessário realizar uma restauração total. A PE-109 é de extrema importância para o escoamento da produção agrícola daquela região, além dar mobilidade ao tráfego local, facilitando a ligação entre os municípios próximos e o acesso ao Litoral Sul.