Instalação de passarela bloqueará o trânsito na BR-232
A partir do próximo domingo (18), o Hospital Metropolitano Oeste Pelópidas Silveira, no Curado, terá uma passarela para pedestres. A estrutura tem por objetivo facilitar o acesso dos pacientes na travessia das três faixas - incluindo a pista local - para chegar até a unidade sem se arriscar na BR-232. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, diariamente, no hospital circulam cerca de mil pessoas, entre funcionários, pacientes e acompanhantes.
De acordo com os técnicos da prefeitura, a passarela terá 50 metros de comprimento e será equipada com rampas de acessibilidade. A instalação deverá acontecer das 5h30 às 7h do domingo. Durante o processo, o tráfego no Km 06 da BR-232 será interrompido.
A passarela possui 2 metros de largura e ficará a 5,70 metros de altura. Ela ficará no local até a conclusão da triplicação da BR-232 no trecho. No projeto da obra, está prevista a construção de uma alça de acesso ao hospital. De acordo com a Secretaria de Saúde, todo o procedimento de instalação da passarela será feito no menor tempo possível, porque as torres e pilares de apoio já foram montados. A manutenção mensal do elevado custará R$ 26 mil.
A iniciativa visa diminuir uma das maiores preocupações dos dirigentes da unidade de saúde, levando em conta que desde sua fundação, em dezembro de 2011, o hospital disponibiliza uma van para fazer a travessia dos funcionários das 6h30 às 8h30 e das 18h30 às 20h30.
Rotas alternativas
Os motoristas que forem deixar o Recife pela Avenida Recife sentido interior/litoral sul, devem fazer um contorno à direita e acessar a Avenida Doutor José Rufino, paralela à BR-232, seguindo pela Rua Falcão de Lacerda e Avenida General Manoel Rabelo. Trafegando, então, pela PE-007.
Quem optar por sair da cidade pela Avenida Abdias de Carvalho pode passar pelo viaduto e contornar à direita, fazendo um balão pela BR-101 e seguir até a Avenida Dr. José Rufino, também à direita, fazendo o mesmo trajeto de quem vem pela Zona Sul.
Os condutores que seguem pela BR-101 Norte podem acessar a rodovia pela Avenida Caxangá. De lá, seguem até a praça de Camaragibe, continuando pela Avenida Dr. Belarmino Correia e PE-005. À esquerda, encontrarão acesso para a BR-408 e, em seguida, para a BR-232.
Quem estiver seguindo no sentido Recife-Caruaru, deverá fazer o percurso pela Avenida Liberdade, pegando a BR-232 na altura do Jardim Botânico do Recife para chegar ao Hospital Pelópidas Silveira.
ATENÇÃO
- O bloqueio na BR-232 acontecerá das 5h30 às 7h, no Km-06
- Viaturas da Polícia Rodoviária Federal estarão orientando os motoristas a partir das 5h
- Próximo aos pontos de bloqueio, os condutores devem reduzir a velocidade
- Recomenda-se que os motoristas saiam de casa depois das 7h
- O tráfego deve voltar ao normal por volta das 7h30
- Condutores devem estar atentos às placas de sinalização distribuídas pelas vias