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Governo prepara vias alternativas para a Fiat

OBJETIVO é compensar a demora para iniciar o Arco Metropolitano, que escoará a produção industrial

A Fiat completa, hoje, um ano de obras em Goiana. Motivos para comemorar já são muitos, entretanto a “festa” só não é melhor porque a empresa, assim como as dos polos vidreiro e farmacoquímico, aguarda soluções concretas para a logística na Zona da Mata Norte ligando-a ao Porto de Suape. Um conjunto de obras anunciadas pelo Governo do Estado para a revitalização e construção de 11 rodovias estaduais mais a duplicação da BR-408, pode ser a solução para essa dor de cabeça, enquanto o Arco Metropolitano não é licitado. O custo será de R$ 102 milhões.

De acordo com o cronograma da Secretaria de Transportes de Pernambuco (Setra), até o fim do próximo mês deve ser assinada a ordem de serviço para a construção da PE-48. A via que terá 8,7 quilômetros (km) de extensão e um custo estimado em R$ 5,4 milhões ligará a BR-101 Norte à PE-49, que tem 27quilômetros e corta o distrito de Tejucupapo, em Goiana, e está sendo restaurada com investimentos de R$ 14,5 milhões.

Ainda vamos construir, a pedido da Fiat, uma via de acesso entre as PEs 48 e 49, de R$ 140 mil. Será formado uma espécie de anel viário que estará pronto em agosto do ano que vem e dará mais vazão as carretas da montadora”, explicou o secretário Isaltino Nascimento. “Vamos também implantar uma vicinal saindo da PE-44 até a BR-101, bem em frente à montadora”, acrescentou.

 

A PE-62, que sai de Goiana, passa por Condado e segue até Aliança, onde se encontra com a BR-408, também será reformada. A licitação dos 34 km de estrada, com valor estimado em R$ 17 milhões, deve ser aberta em novembro. Enquanto isso, já estão acontecendo as intervenções nos 32,6 km da PE -75, via que nasce no entroncamento da PE-62 e passa pela cidade de Itambé. A previsão é que as obras de R$ 16 milhões sejam concluídas em março do ano que vem.

No cronograma da Setra também estão previstas a restauração da PE-41, que vai de Araçoiaba até Carpina; a PE-4, que passa por Itaquitinga; e a PE-40, que corta Chã de Alegria. As três vias devem ser entregues até o fim do primeiro semestre de 2014, e devem custar cerca de R$ 46 milhões.

Completando o arco viário alternativo ou Arco Metropolitano que ainda está em fase de estudo no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deverão ser feitas intervenções na PE-52, que passa por Nazaré da Mata e Itaquitinga; na PE-50 até Vitória de Santo Antão, ligando a BR-232 a PE-45, que também será reformada.