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Gestão dos recursos hídricos em Pernambuco é comandada por mulheres

Com a chegada de mais um dia 8 de março, é crucial fortalecer que as mulheres ocupem cada vez mais espaços na sociedade. Em Pernambuco, pela primeira vez a gestão dos recursos hídricos está a cargo de um time feminino que é responsável por coordenar, planejar e executar as políticas públicas voltadas para o tema. No comando da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, da Executiva de Recursos Hídricos, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), as titulares Fernandha Batista, Simone Rosa, Suzana Montenegro e Manuela Marinho, respectivamente, lideram uma área estratégica, cujo orçamento estimado para este ano é de quase R$ 1,3 bilhão. 

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À frente da Seinfra desde 2019, a engenheira civil Fernandha Batista tem mestrado e doutorado em andamento na UFPE e preside o Conselho Estadual de Recursos Hídricos. É dela o desafio de desenvolver ações que contribuam para executar uma das principais metas do governo estadual que é a universalização do acesso à água e a garantia da segurança hídrica para a população. Nesse sentido, atua com o objetivo de fomentar pautas de interesse social, a partir de uma gestão integrada, eficiente, racional e participativa dos recursos hídricos. Além de acompanhar periodicamente o andamento das atividades executadas pelos órgãos vinculados, coordena diretamente projetos importantes, a exemplo do início da operacionalização do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) e da implementação do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar-PE), que busca assegurar que essas localidades obtenham investimentos e façam parte do planejamento para o recebimento dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. 

“Apesar de desafiador, para nós, enquanto mulheres, é muito gratificante contribuirmos para a gestão desse tema no Estado. Segurança hídrica não é só a questão do abastecimento de água. É tudo que envolve a pauta de recursos hídricos. O tema é uma das prioridades colocadas pelo Governo do Estado para que a água chegue a todos e não somente aos que possuem melhores condições de vida e vivem nas grandes cidades”, pontua Fernandha. De acordo com a gestora, Pernambuco, assim como os outros estados do Nordeste, possui disponibilidade hídrica inferior a 1.500 metros cúbicos de água por habitante ano. Essa disponibilidade consta em 80% do território, principalmente, na região do Agreste, que possui população densa e pouca disponibilidade hídrica. 

A secretária executiva de Recursos Hídricos, Simone Rosa, também é engenheira civil, possui doutorado na área e é livre docente pela Universidade de Pernambuco (UPE). Tem a missão de auxiliar para formular, aperfeiçoar e executar políticas públicas estaduais para ampliar, de forma sustentável, a disponibilidade da água para seus mais diversos usos, incluindo o abastecimento humano e a preservação do meio ambiente, e o acesso aos serviços de saneamento básico. Atua no cumprimento da Política Nacional de Segurança de Barragens dos empreendimentos de responsabilidade da pasta, coordena as atividades do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, além de ser responsável pela execução das obras dos Parques Janelas para o Rio nos municípios de Caruaru, São Caetano e Gravatá. 

Com o intuito de fortalecer o planejamento e a regulação dos usos múltiplos dos Recursos Hídricos do Estado e o Sistema Integrado de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (SIGRH), em 2010, foi criada a Apac. Atualmente, a presidência é ocupada pela engenheira civil Suzana Montenegro, que possui pós-doutorado no tema, é docente da UFPE e coordena as atividades da Agência.  Dentre as atribuições da Apac, está a execução da Política Estadual de Recursos Hídricos; o planejamento e disciplinamento do uso da água no Estado; gerenciamento do monitoramento hidrometeorológico dos rios e reservatórios, planejamento e execução das ações de revitalização das Bacias Hidrográficas, apoio aos Organismos colegiados de Bacias, como os Comitês de Bacias (COBHS) e Conselhos de Usuários, fiscalizar a segurança das barragens em Pernambuco, realizar as previsões de tempo e temperatura e a mais recente atribuição como órgão operador estadual do Programa de Integração do Rio São Francisco – PISF. 

Já na presidência da Compesa, o Estado conta com a engenheira civil pós-graduada e auditora fiscal Manuela Marinho, que comanda uma das principais empresas públicas de Pernambuco, com mais de seis mil colaboradores e o desafio de ampliar e melhorar os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Além de gerir uma estrutura composta com mais de 200 estações de tratamento de água, mais de 80 estações de tratamento de esgoto e mais de 430 mananciais e poços profundos, cabe à Manuela comandar, atualmente, mais de 300 obras e serviços, de pequeno e grande porte, em andamento em todas as regiões com o objetivo de garantir mais qualidade de vida para a população. Para este ano, a Compesa planeja investir R$ 1,2 bilhão. 

No portfólio da Companhia, ainda se destaca o trabalho executado para ampliar os índices de saneamento em todo o Estado. Para isso, as cidades que compõem a Região Metropolitana do Recife, além de Goiana, estão inseridas no Programa Cidade Saneada, a maior Parceria Público Privada do Saneamento do Brasil. O objetivo do Programa é aumentar de 30% (início do Programa) para 90% o índice de cobertura de esgoto até 2037, beneficiando seis milhões de pessoas. Estão previstos investimentos de R$ 6,7 bilhões. Várias cidades já estão recebendo obras de esgoto na RMR: Recife, São Lourenço da Mata, Jaboatão dos Guararapes e Goiana. Os investimentos também se voltam para o interior, por meio de programas robustos e estruturadores que estão saneando diversos municípios pernambucanos. 

“Para mim, fazer parte deste time feminino, é motivo de orgulho. Os desafios são imensos, ainda mais devido ao novo marco regulatório do saneamento e da pandemia do novo coronavírus. A Compesa é empresarialmente forte, possui uma governança corporativa e compliance bem implantados, além disso, tem um planejamento com foco em resultados que é um grande diferencial no mercado. Temos, ainda, uma equipe de colaboradores empenhada e comprometida em levar qualidade de vida à população pernambucana. Desta forma, seguimos trabalhando incansavelmente para universalizar nossos serviços, em especial no ano que a Compesa completa 50 anos”, destacou Manuela.