Notícias

Mulheres comandam infraestrutura aérea e viária em Pernambuco

Na secretaria executiva de Transportes, 61% do quadro técnico é feminino

 

Projetar, executar e criar soluções na área de engenharia para levar mais segurança e conforto aos pernambucanos e turistas que circulam pelo Estado, seja percorrendo a malha viária do Litoral ao Sertão ou fazendo a ligação com todo o país por meio da aviação regional com as bases dos aeroportos de Caruaru e Serra Talhada. Na Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), órgão responsável por gerir o setor, a titularidade da pasta é feminina, tendo à frente a gestora Fernandha Batista, a executiva é liderada por uma engenheira, Conceição Lafaiete, e 61% da equipe técnica de Transportes é constituída por mulheres. Na semana dedicada a elas, é importante destacar a importância da representatividade feminina no segmento e nas ações que visam oferecer qualidade de vida à população. 
 
“De modo geral, a engenharia se trata de pensar, estudar, projetar e executar soluções nas mais diversas áreas. O universo feminino da executiva de Transportes vem realizando suas atribuições de forma satisfatória. Ainda existe uma resistência, principalmente no meio rodoviário, da atuação feminina na execução dos contratos. Mas é um paradigma que vem diminuindo com a conquista de espaço e posição de comando”, pontua a executiva de Transportes, Conceição Lafaiete, que é formada pela Universidade de Pernambuco (UPE) e possui MBA em Infraestrutura de Transportes e Rodovias pelo Instituto de Educação Continuada.
Conceição
 
De acordo com a gestora, na área viária a superintendência de aeródromos é comandada por uma engenheira mulher, num corpo técnico operacional e de manutenção composto em sua maioria por homens. Aaviação regional é uma das metas prioritárias da gestão e, desde novembro de 2020, voos diários comerciais estão conectando o Agreste e o Sertão com o Recife e todo o Brasil, a partir dos terminais Oscar Laranjeira, em Caruaru, e o Santa Magalhães, em Serra Talhada.
 
“O papel multidisciplinar e os desafios encarados diariamente pelas mulheres à frente desta área é muito importante para consolidar a aviação regional no Estado. Além de Caruaru e Serra Talhada, já existem ações previstas pela pasta para os aeródromos de Arcoverde, Garanhuns e Araripina”, explica a secretária da Seinfra, Fernandha Batista.

mulheres transporte

Já no setor viário, um time de seis mulheres é quem gere as ações que visam à requalificação das estradas para garantir uma trafegabilidade segura. Essas obras integram o Programa Caminhos de Pernambuco e contemplam o estudo para a implantação do pavimento, reconstrução de vias estratégicas e de pontes, além dos serviços rotineiros de manutenção.
 
“As mulheres estão presentes em todos os ramos da engenharia e com perfil proativo e determinado, conseguem desempenhar várias funções, alcançando resultados preciso na resolução de soluções para o setor viário e aéreo”, ressalta Conceição.