Mobilidade e infraestrutura
GOVERNO DO ESTADO DO PERNAMBUCO

Notícias

Paulo Câmara anuncia obras de infraestrutura viária para a região da Mata Sul pernambucana

As cidades de Amaraji, Primavera e Ribeirão vão receber investimentos de R$ 39,2 milhões do Plano Retomada

Percorrendo o interior para anunciar novas ações do Plano Retomada na área de infraestrutura, o governador Paulo Câmara cumpriu agenda, nesta quinta-feira (14.10), na Mata Sul. Para reforçar a malha viária local, foram destinados recursos em torno de R$ 39,2 milhões do Programa Caminhos de Pernambuco para os municípios de Amaraji, Primavera e Ribeirão. Ao todo, serão gerados 361 empregos diretos na fase de obras. As intervenções vão facilitar a mobilidade para o escoamento de uma das principais atividades econômicas da região, o cultivo da cana-de-açúcar e seus derivados, responsável por 60% de toda a produção de açúcar e álcool do Estado.

Em Amaraji, ao lado da secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, foi autorizada a elaboração do projeto para implantação do acesso ao distrito de Demarcação, no segmento de 12 quilômetros; a recuperação do pavimento e a sinalização da PE-063, entre a cidade e Escada; e a execução da manutenção asfáltica e sinalização dos 30,1 quilômetros de extensão da PE-071, passando por Chã Grande. Paulo Câmara assinou, ainda, a ordem de serviço para restauração e implantação de 16,7 quilômetros de extensão da PE-058, indo até Pombos. Além disso, foi autorizada a requalificação do Sistema de Abastecimento de Água e da Estação de Tratamento dos Bairros Alice Batista e Recanto dos Pássaros, no valor estimado de R$ 867.296,18, beneficiando 22.870 habitantes.

2f1a05a2 5140 42d3 b52d 5d5fd50528ce

Ainda pela manhã, já na cidade de Primavera, o governador autorizou a contratação da empresa para elaboração do projeto de restauração dos 2,8 quilômetros de extensão da APE-010, no acesso a Cachoeira do Urubu, com recursos no valor de R$ 56 mil. Também foi liberado aporte para realização do projeto de duplicação e reconstrução da ponte sobre o Riacho Aurora, na entrada ao município, com extensão de 20 metros. A iniciativa contará com investimento do Caminhos de Pernambuco na ordem de R$ 500 mil reais.

f31c0436 2256 40ab b787 211d10957966
Já em Ribeirão, finalizando a programação na Mata Sul, Paulo Câmara autorizou a contratação de empresa especializada em engenharia para elaboração do projeto executivo para restauração da Rodovia PE-085, no valor de R$ 2,7 milhões. A iniciativa contemplará o trecho de 51,7 quilômetros, indo do município da Mata Sul até as cidades de Barra de Guabiraba e Bonito, no Agreste Central. Mais de 788 mil pessoas serão beneficiadas pela nova estrada, que impulsionará ainda a exportação de flores de Barra de Guabiraba e o turismo de Bonito.

Na ocasião, também foi autorizada a execução das obras de requalificação dos 43,46 quilômetros da Rodovia PE-064, entre o município e Sirinhaém, passando pelo acesso ao povoado 31 de Março. Os trabalhos na localidade serão executados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Serão realizados os serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação asfáltica, sinalização completa e obras de artes especiais e correntes, ao investimento de R$ 14.721 milhões. A expectativa é que as intervenções sejam entregues à população dentro de um ano, beneficiando mais de 93 mil moradores das duas localidades.