Notícias

PAULO CÂMARA INAUGURA NOVO DESSALINIZADOR DA ILHA DE FERNANDO DE NORONHA


Nesta quarta-feira (20), durante a agenda do Plano Retomada em Fernando de Noronha, o governador Paulo Câmara, acompanhado da secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, da presidente da Compesa, Manuela Marinho, e demais autoridades, inaugurou o novo dessalinizador da ilha, sistema que opera com dois módulos responsáveis pela produção de 20 litros de água por segundo. O incremento para o abastecimento do arquipélago já permite a eliminação do rodízio em 30% da Ilha e redução do regime de distribuição em outras áreas, que passam a receber água no esquema de 1 x 5. Além do empreendimento, foram entregues ainda pelo projeto a adutora da nova captação de água na Praia do Boldró e um reservatório para a água do mar com capacidade de armazenamento de 1 milhão de litros. O projeto recebe investimento R$ 13 milhões.

O sistema para dessalinização de água salgada do arquipélago é composto por equipamentos específicos de pré-tratamento, com sistema de filtração. Após a etapa de filtragem, a água é altamente pressurizada e passa por uma membrana semipermeável, que permite apenas a passagem da água pura, retendo sais dissolvidos e contaminantes pelo processo de osmose reversa. O sistema proporciona segurança microbiológica, automação inteligente e controle à distância por rede de comunicação, tornando possível transformar água do mar em água potável. Os sistemas funcionam em skids, equipamentos que são de rápida configuração e utilizam uma das mais avançadas tecnologias encontradas no mercado.
b336dad0 eadc 490c 8dc2 f1a7a6a978ab
Outras entregas previstas no projeto do novo dessalinizador seguem um cronograma arrojado, com conclusão prevista para o final desse ano, como explica a presidente da Compesa, Manuela Marinho. “Com a entrega dos dois módulos do dessalinizador e a finalização dos testes do reservatório, os trabalhos estão concentrados na continuidade das obras estruturadoras, dentre elas a implantação de mais de 4 mil metros de rede. O entusiasmo, no entanto, é grande nessa fase, quando os ilhéus já começam a sentir os impactos do projeto com a melhora na oferta de água. A ampliação do abastecimento em Noronha representa muito os investimentos sistemáticos do Governo de Pernambuco para aumentar a segurança hídrica em todo o Estado”, pontua Manuela.

Com a entrega do novo empreendimento, a água dessalinizada passa a corresponder por 70% do abastecimento de Fernando de Noronha, que seguirá sendo complementado com a captação da água do Açude do Xaréu, tratada na Estação de Tratamento de Água da Compesa – ETA Noronha, e, ainda, por poços artesianos. A expectativa, com a continuidade das obras do dessalinizador, é a expansão da cobertura e ampliação gradual da oferta de água na ilha, com nova redução de calendário de 1 x 5 para 1 x 3, já a partir do próximo mês.

75d78449 0cb7 452d 8ce0 7f2613e466ef