Mobilidade e infraestrutura
GOVERNO DO ESTADO DO PERNAMBUCO

Notícias

Governo do Estado realiza reunião para discutir a implantação do Sisar no Sertão Central e Araripe

Na tarde dessa sexta-feira (17), foi realizada a segunda audiência pública remota para debater a instituição do Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR) Sertão Central e Araripe. Com transmissão ao vivo pelo Youtube, a reunião contou com a participação de gestores municipais, representantes da sociedade civil e associações comunitárias. A iniciativa do Governo de Pernambuco busca garantir o acesso à operação regular de abastecimento e saneamento, a um preço módico, para os moradores residentes em áreas difusas de dez cidades da região.

Sisar Central e Araripe

Na plenária, a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, falou sobre a relevância desse sistema para universalização do abastecimento de água no Estado. “Essa política pública é inovadora em Pernambuco. Desde o começo do ano, o governador Paulo Câmara está somando esforços para consolidar essa ação de governo de forma mais breve possível. Este ano, quatro regionais serão atendidas com o SISAR. Duas delas, Pajeú e Moxotó, já estão com iniciativas em andamento. O foco agora são os Sertões Central e do Araripe, que terão sua sede na cidade de Salgueiro”, destaca a titular da pasta. De acordo com a secretária, o Governo do Estado está trabalhando na captação de recursos no valor de R$ 500 milhões para implementação de ações hídricas para as áreas difusas.

Na região do Sertão Central e do Araripe, o SISAR englobará localidades rurais das cidades de Araripina, Belém do São Francisco, Bodocó, Cabrobró, Cedro, Exú, Granito, Ipubi, Moreilândia, Orocó, Ouricuri, Parnamirim, Salgueiro, Santa Cruz, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Serrita, Terra Nova, Trindade e Verdejante.

A presidente da Compesa, Manuela Marinho, ressaltou o trabalho da Companhia como braço executor do SISAR, ligado à Seinfra. O novo Sistema funcionará como uma startup incubada na Gerência Regional da Compesa no município. “Esse ano, o SISAR passou a ser realidade em Pernambuco. É um movimento sem volta para implementar o abastecimento água nas comunidades rurais do Estado. Precisamos ter uma política pública, investimentos próprios, para essas localidades. Hoje, estamos executando obras do PISF em comunidades como Umãs, Pau Ferro e Conceição das Crioulas”, pontuou.

Com investimentos de aproximadamente R$ 40 milhões na implantação de novos sistemas simplificados de abastecimento, o Estado instituiu em abril o SISAR Moxotó. O novo programa foi iniciado contemplando, ao todo, dez municípios. De forma gradual, serão beneficiadas cerca de 30 mil pessoas de mais de 600 localidades. Já o SISAR Alto Pajeú foi criado neste segundo semestre para garantir a operação regular dos serviços de abastecimento de água e saneamento para os moradores residentes no campo nos municípios de Afogados da Ingazeira, Iguaracy, Solidão, Ingazeira, Tabira, Flores, Quixaba, Carnaíba, São José do Egito, Tuparetama, Brejinho, Itapetim e Santa Terezinha.