Semobi promove 1º Encontro de Integração da Rede de Controle

A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) promoveu, na manhã da quarta-feira (28), o 1º Encontro de Integração da Rede de Controle com a participação de Ouvidorias e Assessorias Especiais de Controle Interno de entidades vinculadas (DER, CTM, Detran e EPTI). Durante reunião realizada na Sala de Monitoramento do órgão, foram apresentadas pautas de planejamento de Controle Interno e ações que serão implantadas com todos os envolvidos.
"A nossa ideia é que todos os setores corporativos sejam fortalecidos. A Semobi vai se consolidar como um órgão de planejamento, acompanhamentos objetivos e fiscalização", disse o secretário Evandro Avelar, na abertura do encontro. Isso inclui os controles internos e seus papéis de prevenção e prestação de contas dos resultados e as estratégias de monitoramento.
Para Roberto Salomão, secretário Executivo de Monitoramento, Planejamento e Gestão da Semobi, a criação de uma rede sistemática com integração da Controladoria da pasta com o apoio das entidades vinculadas e suas controladorias é de extrema importância. "Com isso, teremos uma unicidade nesse processo de gestão." A superintendente de Controle Interno, Daniela Cavalcanti, informou que a Semobi encontra-se bem estruturada na área de gestão e com um corpo técnico que entende do assunto.
PLANO - "Experiência em gestão pública faz uma diferença grande", afirmou Daniela, destacando que isso será primordial para trabalhar junto às vinculadas. Ela também apresentou aos participantes do encontro as atividades que serão elaboradas em rede. Entre elas, monitoramento do teto das despesas em atendimento ao decreto nº 54394/2023, análise da conformidade dos contratos, implementação do Plano de Integridade, gestão de riscos no processo de contratação e Cartas de Serviços.
A Ouvidoria da Semobi, representada por Graça Estevam, presente no encontro, também está envolvida e sensibilizada com o trabalho de integração junto às ouvidorias dos órgãos vinculadas. O evento foi finalizado com uma palestra da instrutora Interna da EGAPE na formação de Compliance no Setor Público, Sandra Vespasiano.