Secretaria de
Mobilidade e infraestrutura
GOVERNO DO ESTADO DO PERNAMBUCO

Notícias

Notícias

Em PE, primeira etapa das obras da BR-408 deve terminar em maio

Anúncio foi feito pelos ministros Paulo Sérgio Passos e Miriam Belchior.
Ministros ainda vão inspecionar trechos de estrada em Alagoas e Sergipe.

A primeira etapa da duplicação da BR-408 deve ser concluída até maio deste ano. O trecho vai do quilômetro 86,1 ao 105,8 e já conta com 16,5 quilômetros pavimentados. O anúncio foi feito pelos ministros Miriam Belchior, do Planejamento, Orçamento e Gestão, e Paulo Sérgio Passos, dos Transportes, que se reuniram no canteiro de obras da BR-408, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife, nesta sexta-feira (9), com representantes do consórcio construtor e gestores da área de transporte do governo do estado, após sobrevoar a estrada.

A reunião durou pouco mais de uma hora e contou com a presença do governador em exercício, Guilherme Uchôa, secretários de Transportes, Isaltino Nascimento, de Planejamento, Alexandre Rêbelo, de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, e da presidente do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Érica Luna. "A presidente [Dilma Rousseff] tem nos cobrado no sentido de que possamos fazer não só o monitoramento, mas acompanhar as obras de perto, e por que isso? Porque é a oportunidade onde nos reunimos no mesmo ambiente, no caso aqui estado, governo federal e construtores repassando todos os aspectos da obra, todos os possíveis pontos que podem interferir", explica o ministro Paulo Sérgio Passos.
Um dos pontos que poderia ser um problema no estado é a questão das desapropriações para execução das obras. "Pernambuco mudou a forma de lidar com as desapropriações, se aproximando mais da população para que ela entenda qual é a obra que vai ser feita. Com isso eles estão conseguindo acelerar bastante as desapropriações que seria o risco maior que nós teríamos para frente. O estado se organizou de uma maneira que permitirá que o consórcio que está fazendo a obra aqui tenha frente de obra suficiente, especialmente no período de seca, vamos já para o período chuvoso, para acelerar bem as desapropriações do novo trecho para garantir que as obras fiquem prontas ao final de 2013", explica a ministra Miriam.

O ritmo da obra foi considerado adequado pelos ministros, que acreditam que os prazos possam ser tranquilamente cumpridos. "Não há restrição de recursos para aquilo que o governo já aprovou e já definiu. Quem vai definir o ritmo dessas coisas é o executor, portanto, cabe a ele por o pé no acelerador e fazer as coisas acontecerem, é isso que nós temos confiança de que nós vamos obter", afirma Passos. "Nós vamos ter a oportunidade de inaugurar a primeira etapa em maio. A expectativa em relação a segunda etapa é que sua conclusão seja até dezembro do próximo ano, mas nós queremos e estamos pressionando para que, se possível, possamos até antecipar", avisa o ministro.

Duplicação da BR-101

A visita serviu também para falar da duplicação da BR-101, que já conta com aproximadamente 300 quilômetros prontos do Rio Grande do Norte até Palmares, na Mata Sul de Pernambuco, segundo a ministra. "Estamos com um pequeno trecho aqui em Pernambuco que é uma discussão com o Tribunal de Contas a respeito dos valores da obra, que a gente espera que seja resolvido agora em março", explica Miriam.

O problema, segundo o ministro dos Transportes, está relacionado ao preço do concreto e das placas de concreto em um trecho de pouco mais de vinte quilômetros em Palmares. "O Tribunal alega que precisa de alguns ajustes, principalmente relacionado ao concreto rolado e as placas de concreto, que o preço poderia ser menor, mas são aspectos em relação aos quais cabe interpretação. Não se está discutindo solução técnica, mas avaliação em relação a preço. Achamos que em curto prazo já teremos uma definição", acredita Passos.

Outro ponto são as obras no entorno da cidade do Recife. "Aqui em Pernambuco, nós temos um aspecto relacionado ao contorno do Recife, que vai se iniciar proximamente. E por que não começou ainda? Nós estamos fazendo entendimentos com o governo do estado, porque ali nós faremos outras obras relacionadas a mobilidade urbana que devem estar integradas a esse projeto que vem sendo discutido com o Ministério dos Transportes, para que realmente se possa desenvolver a execução dessa obra de forma compatibilizada", detalha o ministro dos Transportes.

Miriam Belchior e Paulo Sérgio Passos seguem ainda nesta sexta-feira para Alagoas e Sergipe, onde inspecionam e realizam reuniões com os responsáveis pela duplicação da BR-101 nesses estados.