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Rodovia sofrerá modificações

O projeto de duplicação da BR-104 é do Dnit, mas teve a execução do Departamento de Estrada e Rodagem de Pernambuco (DER). Segundo o superintendente do Dnit, Euclides Bandeira, os problemas de acesso no trecho urbano de Caruaru já foram detectados e algumas alterações estão previstas.
“Nós vamos acrescentar no projeto algumas agulhas (acessos viários) entre a rodovia principal e as marginais para evitar os retornos muito longos e também a instalação de passarelas nos trechos de maior fluxo de pedestre”, afirmou. A localização das passarelas, segundo ele, ainda estão sendo definidos em um estudo de contagem de fluxo. O único ponto que já definido é na frente do Terminal Rodoviário. “Há um fluxo muito intenso de pedestres naquele ponto e mesmo com o redutor de velocidade, entendemos que há necessidade de instalar uma passarela”, avaliou Bandeira.
As obras de duplicação da BR-104 foram iniciadas em 2010 e devem se estender até 2014. Segundo o presidente do DER, Carlos Júnior, as alterações previstas no projeto serão feitas até dezembro deste ano, mas o restante da duplicação no trecho entre o distrito de Lajes, em Toritama até Santa Cruz do Capibaribe será iniciado no início do próximo ano. “Nós temos condições de fazer a finalização das obras das marginais no trecho urbano de Caruaru, incluindo as agulhas, a instalação das passarelas e a sianlização”, revelou Carlos Júnior.
Das seis lombadas eletrônicas instaladas pelo Dnit, cinco estão no contorno urbano de Caruaru e uma no distrito de Lajes, em Toritama. A velocidade permitida dos equipamentos varia de 50 e 60km/h dependendo do trecho. A velocidade na rodovia, no entanto, pode chegar a 80km/h.