Secretários falam sobre cidadania no seminário Juntos por Pernambuco
A secretária de Direitos Humanos, Lara Gomes, e o secretário da Juventude, Pedro Eurico discursaram no evento Juntos por Pernambuco, dentro do módulo "Cidadania", apresentado pelo secretário de Transportes, Isaltino Nascimento. A fala de ambos foi centrada nas medidas que o Governo do Estado tem adotado com o objetivo de melhorar os problemas sociais em Pernambuco. Outra semelhança entre a palestra de ambos foi o destaque dado aos problemas criados pelo uso do crack e as maneiras que os municípios podem, em conjunto com o estado, combater a droga.
Lara Gomes destacou o papel do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), de responsabilidade do Governo Federal, ao qual ela denominou de "primo pobre do SUS". Enumerou as responsabilidades do Governo do Estado em relação aos municípios nesta área, a saber, a criação de um comitê intersetorial, a cooperação financeira, o assessoramento técnico, a capacitação de coordenadores e o monitoramento dos resultados. A secretária também destacou o papel importante que este tipo de trabalho tem para o futuro da sociedade. "Nosso papel é não comprometer gerações. Se não cuidarmos desta geração teremos que construir mais presídios e nós queremos ser lembrados por construir escolas e não cadeias", afirmou.
Pedro Eurico, por sua vez, destacou como os problemas que os municípios do interior têm em relação ao crack e à educação. "Na zona rural tem escola sem banheiro, sem cozinha e sem água. Como vamos ensinar estas crianças? O Governo do Estado vai construir cozinha e banheiro e estamos fazendo poços para abastecer de água. Já o crack se universalizou. Conversei com muitos prefeitos hoje e 100% disse estar preocupado com esta droga", disse.