Obras de duplicação da 104 são reiniciadas
A meta do governo é deixar o trecho que corta Caruaru pronto até o final deste semestre. As empresas já iniciaram os trabalhos antes mesmo de assinar os contratos
Wagner Gil
O Governo do Estado voltou a tocar as obras de duplicação da BR-104, que estavam paralisadas desde junho do ano passado. A expectativa agora é que a parte mais complicada do trecho para Caruaru - o perímetro urbano - seja concluída até o final deste semestre, com algumas intervenções ficando prontas ainda antes da Semana Santa. De acordo com o presidente do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Carlos Júnior, a área que corta a cidade está sendo tratada como prioridade e terá os trabalhos intensificados ainda este mês. Em alguns locais já é possível ver homens trabalhando.
O DER espera que a duplicação do trecho de 51 quilômetros, entre a Capital do Agreste e a entrada de Santa Cruz do Capibaribe, seja concluída em 2014. As empresas que fazem parte do consórcio responsável pela duplicação estão realizando serviços de correções, pintura, limpeza dos elementos danificados e dos dispositivos de drenagem ao longo da rodovia. "As empresas vão avançar os trabalhos na ponte que passa sobre o rio Ipojuca, no perímetro urbano de Caruaru, onde existem os maiores gargalos. O objetivo é melhorar o tráfego e diminuir os transtornos", explicou Carlos Júnior.
De acordo com o DER, mesmo ainda sem a assinatura da ordem de serviço, as construtoras resolveram adiantar os trabalhos atendendo a um pedido do governador Eduardo Campos, que quer esse trecho liberado até a Semana Santa, período de grande movimento na região. A previsão é que toda a área urbana da Capital do Agreste esteja pronta ainda neste primeiro semestre. Depois dessa etapa, ainda segundo o DER, o foco serão as vias locais. "Em maio, vamos avançar para o distrito de Lajes (em Caruaru) e, no segundo semestre, no trecho até Toritama, onde alguns locais duplicados ainda não estão liberados", acrescentou Carlos Júnior. Além dessa área de 51 quilômetros entre Caruaru e o distrito de Pão de Açúcar, no trevo que dá acesso a Santa Cruz do Capibaribe, a BR-104 será duplicada em mais 20 quilômetros, que vão de Pão de Açúcar à divisa com a Paraíba.
No outro extremo, também serão duplicados mais 18 quilômetros entre Caruaru e Agrestina, totalizando 89 quilômetros. Segundo Carlos Júnior, os projetos executivos para as obras nesses dois trechos devem ser finalizados em maio. Na sequência, os projetos passam pela aprovação do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para que seja realizado o processo licitatório. O projeto original de duplicação da BR-104 começou a ser feito em 2002 e foi concluído em 2005. As obras foram iniciadas em 2009. A previsão de investimentos era de R$ 304 milhões, mas esse custo já passou para R$ 345 milhões.
Desde o início, as obras de duplicação têm causado vários transtornos a motoristas e moradores da região, inclusive com registro de acidentes e atropelamentos. O filho do então secretário de Governo de Caruaru, Eduardo Guerra, chegou a se acidentar em um dos trechos inacabados, colidindo com sua moto em uma manilha deixada na pista, nas proximidades do Palladium. Com apenas 22 anos, o jovem Eduardo Irineu não resistiu aos ferimentos e faleceu.
Diante desse e de outros casos, o Ministério Público interveio e realizou várias reuniões com as partes envolvidas para cobrar providências, inclusive a instalação de lombadas eletrônicas. As medidas já começaram a ser cumpridas.