Obras do Janelas para o Rio em andamento na cidade de Caruaru
equipamento do Governo do Estado está em construção no bairro do Cedro e visa proteger o meio ambiente e promover integração social
As obras do Parque Janelas para o Rio de Caruaru, retomadas neste mês de setembro, devido à pandemia do novo coronavírus, estão com o percentual de quase 30% de execução. O equipamento está sendo construído pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, no terreno da Escola Municipal Altair Nunes Porto, no bairro do Cedro, em uma área de mais de seis hectares, onde três são voltadas para área de reflorestamento. No momento, os trabalhos se concentram na requalificação do local com a realização de serviços de limpeza, construção de mureta para o alambrado e meio fio.
A iniciativa tem como objetivo revitalizar a bacia do Rio Ipojuca, protegendo as margens de usos indevidos e ocupações irregulares, além de valorizar o espaço público como elemento de convivência social. “A região do Cedro possui grande densidade demográfica e carência de áreas de lazer. O parque é um projeto sustentável que vai levar entretenimento e, acima de tudo, vai despertar na população a importância da educação ambiental”, ressalta a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista. Os trabalhos devem ser concluídos em janeiro de 2021. Para isso, estão sendo investidos R$ 6 milhões.
Ainda de acordo com a gestora, o município foi o primeiro de Pernambuco a ser contemplado com um equipamento desse porte, com serviços iniciados em setembro de 2019. Além de Caruaru, também estão sendo construídos parques lineares em São Caetano e Gravatá, com orçamento total de R$ 15 milhões.
As estruturas contam, no geral, com passeios (calçadas), mobiliário urbano (praça de convivência), pista de cooper, playgrounds, portaria, administração, quiosque, sanitários, vegetação paisagística, além de bloco destinado à educação ambiental, área de reflorestamento, sinalização, ecopontos e iluminação pública.
O projeto foi elaborado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), através do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca (PSA Ipojuca), que é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A concepção atende aos dispositivos estabelecidos na NBR-9050, que trata de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaço e equipamentos urbanos. A fiscalização das obras está a cargo da Secretaria Executiva de Recursos Hídricos.
Parques - O segundo Janelas para o Rio teve obras iniciadas em outubro de 2019 na cidade de São Caetano, em uma área entre o rio e a BR-232, no loteamento São José. Possui 2,71 hectares, sendo aproximadamente dois hectares voltados para lazer e o restante destinado para preservação ambiental. A obra deve ser finalizada em março do próximo ano. Já o terceiro, começou a ser erguido em agosto na cidade de Gravatá. A implantação do equipamento acontece em área adjacente ao antigo Matadouro Público Municipal, no bairro do Jucá, que se encontra sem uso efetivo. A previsão é a de que o trabalho seja finalizado em seis meses.