Governo de Pernambuco e Prefeitura do Recife criam grupo de trabalho para tratar das obras de triplicação da BR-232
O governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife João Campos formalizaram, nesta quinta-feira (7), a criação de um grupo de trabalho específico para o planejamento e execução das obras de triplicação da BR-232. O ato aconteceu no mesmo dia da publicação no Diário Oficial do Estado do Decreto n° 50.048, que trata da desapropriação de áreas nas imediações da rodovia, sendo a primeira etapa para a viabilização da iniciativa.
A BR-232 é o principal acesso à capital pernambucana, e a expectativa é de que as intervenções garantam significativamente uma melhora na mobilidade, aumentando a capacidade de fluxo na rodovia. Atualmente, cerca de 50 mil veículos passam diariamente pelo local.
O grupo de trabalho será composto por integrantes das secretarias estaduais de Infraestrutura e Recursos Hídricos e de Meio Ambiente e Sustentabilidade, além de representantes das secretarias municipais de Infraestrutura e de Política Urbana e Licenciamento. O objetivo é acompanhar os processos de desapropriação e regularização fundiária; licenciamento urbanístico e ambiental; planejamento executivo; além das soluções das interferências que causam impacto na área de influência da obra.
O projeto executivo está em fase de atualização, com previsão de ser concluído nesse primeiro semestre. Após essa fase, será realizada a licitação das obras, que devem ser iniciadas no segundo semestre deste ano. O investimento previsto inicialmente é de aproximadamente R$ 145 milhões.