Secretaria de
Mobilidade e infraestrutura
GOVERNO DO ESTADO DO PERNAMBUCO

Notícias

Notícias

Pernambuco participa de reunião para acompanhar intervenções do Projeto de Integração do Rio São Francisco

O encontro virtual abordou a pré-operação do Eixo Leste, o enchimento do Eixo Norte e obras complementares
 
Nesta quinta-feira (10), o Governo de Pernambuco participou da reunião online de acompanhamento da implementação do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). A conferência foi comandada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) e o Estado foi representado pela secretária executiva de Recursos Hídricos, Simone Rosa, e a presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Suzana Montenegro.
 
Na pauta, foram apresentadas as ações em andamentos relacionadas à pré-operação do Eixo Leste, em funcionamento desde 2017, abastecendo cidades pernambucanas e paraibanas que sofrem com a escassez das chuvas, e as intervenções para o enchimento do Eixo Norte. No encontro, foi falado, ainda, sobre as obras complementares, a exemplo do Ramal do Agreste, que atualmente se encontra com o percentual de 90,35% de execução e deverá ser concluído em setembro deste ano. Essa intervenção, em conjunto com a Adutora do Agreste, obra executada pela Compesa, levará as águas do São Francisco para 2,2 milhões de pessoas de 68 municípios do Estado.
 

242cc503 b456 49e2 a745 41ff1dc2b415

O Projeto de Integração do Rio São Francisco é o maior empreendimento hídrico do país. Dividido em dois eixos principais de transferência de água, o Leste e o Norte, e ramais associados, o PISF tem como intuito garantir o abastecimento de água e a segurança hídrica para regiões que sofrem com a seca nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

Participaram da conferência representantes da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA/PB) e o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARH).