Secretaria de
Mobilidade e infraestrutura
GOVERNO DO ESTADO DO PERNAMBUCO

Ouvidoria

Informações institucionais

Identidade institucional

A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura – SEMOBI, Órgão integrante da Administração Direta do Poder Executivo Estadual, foi criada quando da Reforma Administrativa instituída pela  Lei nº 18.139, de 18 de janeiro de 2023, a qual dispôs sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Executivo do Estado.

A SEMOBI tem como atribuições de coordenar o planejamento, a execução, a implantação, a conservação e restauração dos sistemas rodoviário, hidroviário, portuário e aeroviário do Estado, bem como supervisionar a sua operação; coordenar e elaborar planos, programas, projetos e estabelecer diretrizes e normas para regular a implantação, operação, manutenção, expansão e aperfeiçoamento dos meios de transportes; estudar, oferecer e executar soluções aos problemas de tráfego e trânsito rodoviário no Estado; promover a integração dos diversos modais de transportes; disciplinar e fiscalizar o tráfego nas rodovias estaduais; estudar e oferecer soluções às questões legais, econômicas, financeiras e operacionais pertinentes à logística de transportes e ao intermodalismo; planejar, regular, acompanhar e executar políticas de transporte urbano e trânsito e gerir seus recursos; promover, em articulação com as diversas esferas de governo, com o setor privado e organizações não governamentais, ações e programas de transporte urbano e trânsito; planejar, acompanhar e desenvolver a política de subsídio ao transporte urbano; coordenar a política estadual de mobilidade urbana e interurbana e projetos com vistas a promover a melhoria das grandes cidades, regiões metropolitanas e aglomerações urbanas; disciplinar e oferecer soluções às atividades de trânsito, coordenando ações de educação, visando a segurança e conforto do cidadão; e colaborar com os Municípios no desenvolvimento dos seus sistemas rodoviários e de transporte.

Entidades

A estrutura atual da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura é composta por uma Secretaria Executiva: Secretaria Executiva de Planejamento, Gestão e Monitoramento.

 

Órgãos Vinculados

Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER)

Departamento Estatual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN)

Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI)

Consórcio de Transportes da Região Metropolitana do Recife (CTM)

 

Fundos Vinculados

A Semobi não possui Fundos.

 

Visão

Tornar Pernambuco um polo de referência em infraestrutura e mobilidade integrada no Brasil, reconhecido pela eficiência na conexão de centros urbanos com o interior, fortalecendo o turismo, os negócios e a qualidade de vida até 2030.

Missão

Planejar, implementar e gerenciar uma infraestrutura de transporte e mobilidade eficiente, integrada e sustentável, que apoie o desenvolvimento econômico, facilite o fluxo de pessoas e bens e garanta a conectividade entre as regiões de Pernambuco.

Valores

Inovação: Investir em soluções modernas e tecnológicas paramelhorar a mobilidade e a infraestrutura.
Transparência: Garantir uma gestão clara e participativa, com comunicação aberta com a população.
Inclusão: Priorizar uma mobilidade acessível a todos, com foco nas necessidades de grupos mais vulneráveis.
Sustentabilidade: Compromisso com o meio ambiente, minimizando impactos e promovendo soluções ecológicas.
Segurança: Promover uma infraestrutura e serviços que priorizem a segurança dos usuários.

 

Planejamento Estratégico - acesse (PDF)